Prezar pelo atendimento de qualidade, ético e sustentável, em conformidade com o estatuto e regulamento, oferecendo alternativas para segurança financeira do Associado, através de fundos de seguro de vida e auxílio financeiro.
Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO): GEP Soluções em ComplianceA AMACA tem o compromisso com a segurança e privacidade dos dados dos seus associados. Esta Política de Privacidade reflete o compromisso em atuar de forma ética, transparente e sustentável, garantindo a privacidade, a responsabilidade com a proteção de dados pessoais e a segurança da informação de nossos patrocinadores, beneficiários, colaboradores, prestadores e fornecedores.
Esta Política de Privacidade descreve o modo pelo qual tratamos os seus dados pessoais. Em caso de quaisquer dúvidas, pedimos a gentileza de entrar em contato com nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO), por meio do e-mail dpo@amaca.org.br.
A AMACA realiza o tratamento de seus dados pessoais de forma segura e em conformidade com a legislação de regência. A presente Política de Privacidade foi desenvolvida com o objetivo de:
Os dados são fornecidos pelo titular ao utilizar ou contratar nossos serviços por meio de preenchimento de proposta de adesão, alteração e aviso de sinistro, por exemplo.
Para facilitar o seu entendimento quanto aos dados pessoais coletados nos principais processos de negócio da AMACA, os agrupamos por categoria. Destacamos ainda, que:
I. Por se tratar de um resumo consolidado, as informações apresentadas abaixo são exemplificativas.
II. A utilização total ou parcial das informações aqui descritas poderá variar de acordo com a finalidade pretendida.
Esses são os dados pessoais utilizados para identificá-lo durante sua relação como Associado da AMACA.
Esses são os dados pessoais utilizados para identificá-lo como beneficiário.
Esses são os dados pessoais que permitirão à AMACA prestar os seus serviços com finalidade, somente, de adesão ao seguro de vida, em decorrência de exigência da seguradora. A utilização dos dados de saúde será sempre observando o Princípio da Necessidade com o objetivo de limitar o tratamento sempre ao mínimo necessário para a entrega dos seus serviços.
Procuraremos demonstrar para qual finalidade tratamos os seus dados pessoais e qual a base legal que nos autoriza a coletá-los.
Alertamos que serão descritas as finalidades e as bases legais dos principais processos de negócio da AMACA. O ciclo de vida de dados pessoais da organização encontra-se mapeado internamente em seu Registro de Operações de Tratamento de Dados Pessoais, nos termos do art. 37 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Finalidade | Descritivo | Base Legal | Categoria de Dados |
---|---|---|---|
Videomonitoramento | Durante a sua visita à AMACA, por medidas de segurança de nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, poderemos coletar sua imagem por meio do nosso sistema de videomonitoramento. | Proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro (art. 7º, VII, LGPD) | Dados de imagem de Associados, Beneficiários e Colaboradores. |
Utilização do Site através da aba “Contato” | Canal de dúvidas, reclamações e sugestões. | Consentimento (art. 7º, I, LGPD) | Dados de Identificação do Usuário do site. |
“Portal Associado” através do site | Informações compartilhadas com os associados da AMACA, como exemplo, extratos, boletos, atualizações cadastrais e outros. | Exercício regular de direitos advindos de contrato (art. 11, II, d, LGPD) | Dados de identificação do Associado. |
“Planos e coberturas” através da aba “Seguro de Vida” do site | Acesso realizado para obter informações e aderir o plano escolhido pelo titular. |
Cumprimento de Obrigação Regulatória (art. 11, II, a, LGPD) Resolução normativa - RN nº 162, de 17 de outubro de 2007. |
Dados de identificação e de saúde do Associado. |
“Termo de Exclusão Seguro” através da aba “Seguro de Vida” do site | Solicitar a exclusão do Seguro de Vida do Grupo AMACA |
Cumprimento de Obrigação Regulatória (art. 11, II, a, LGPD) Resolução normativa - RN nº 162, de 17 de outubro de 2007. |
Dados de identificação do Associado. |
“Termo de Adesão” através da aba FAFE do site | Preenchimento do Termo de Adesão para o Fundo de Auxílio Financeiro aos associados destinado à cobertura de danos materiais e em acidentes de veículos da EPAGRI, CIDASC e CIASC. |
Cumprimento de Obrigação Regulatória (art. 11, II, a, LGPD) Resolução normativa - RN nº 162, de 17 de outubro de 2007. |
Dados de identificação do Associado. |
“Termo de Exclusão” através da aba FAFE do site | Preenchimento do Termo de Exclusão para o Fundo de Auxílio Financeiro aos associados destinado à cobertura de danos materiais e em acidentes de veículos da EPAGRI, CIDASC e CIASC. |
Cumprimento de Obrigação Regulatória (art. 11, II, a, LGPD) Resolução normativa - RN nº 162, de 17 de outubro de 2007. |
Dados de identificação do Associado. |
“Termo de Solicitação de Sinistro” através da aba FAFE do site | Preenchimento do formulário de Solicitação de Auxílio para o Fundo de Auxílio Financeiro aos associados destinado à cobertura de danos materiais e em acidentes de veículos da EPAGRI, CIDASC e CIASC - FAFE |
Cumprimento de Obrigação Regulatória (art. 11, II, a, LGPD) Resolução normativa - RN nº 162, de 17 de outubro de 2007. |
Dados de identificação, bancários e do veículo do Associado. |
A AMACA compartilha as informações coletadas a partir do site com organizações parceiras, sempre respeitando os direitos dos titulares e desde que sejam:
Além dos Parceiros e Organizações acima descritos, a AMACA poderá realizar a transferência internacional de seus dados em casos de:
Para tanto, buscamos observar todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, bem como as melhores práticas de segurança e privacidade do mercado, para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.
Os dados pessoais armazenados pela AMACA permanecem retidos por um prazo que poderá variar de acordo com a finalidade do tratamento dos dados pessoais. Conforme o Banco Central e SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o armazenamento é de no mínimo 5 anos:
Art. 14°. A documentação e os registros relativos aos mecanismos de controle, procedimentos, testes e trilhas de auditoria devem ser mantidos à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de cinco anos. (Governo Federal Resolução. 4747. 31 de março de 2016).
Art. 3°. O prazo para guarda de documentos originais é de, no mínimo, cinco anos, contados a partir da data da prática do ato, do término de vigência do contrato ou da extinção de obrigações dele decorrentes, a que for mais recente. (SUSEP 2020 Circular n°605).
Após esse prazo, eliminamos os dados pessoais da nossa base de dados, a não ser que, justificadamente, possam ser anonimizados, sem prejuízo das regulamentações que tratam acerca do tema, em especial, no que diz respeito ao cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador.
Por respeitarmos o seu direito à privacidade da informação, periodicamente, a cada 12 meses, revisamos a nossa base de dados, para saber se as informações registradas ainda são necessárias, para o alcance da finalidade, inicialmente, pretendida.
A AMACA se reserva ao direito de fornecer quaisquer dados pessoais dos usuários a terceiros caso eles sejam solicitados para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial.
Ainda, para além das finalidades acima informadas, a AMACA pode divulgar seus dados pessoais às seguradoras e/ou consultores profissionais, na medida do razoavelmente necessário para os fins de obter ou manter cobertura de seguro, gerenciar riscos, obter aconselhamento profissional, bem como para o ingresso, exercício ou defesa em ações administrativas, arbitrais e/ou judiciais. A empresa pode, também, divulgar seus dados para fornecedores eventualmente não listados na presente Política de Privacidade na medida do razoavelmente necessário para fornecer nossos serviços e assegurar a segurança na execução destes.
Nós estamos comprometidos com o cumprimento dos direitos dos titulares de dados pessoais. O titular poderá entrar em contato conosco para solicitar o cumprimento dos direitos previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para tanto, basta nos enviar a sua solicitação por meio do canal de contato dpo@amaca.org.br ou por meio do preenchimento do Formulário de Requisição de Direitos do Titular de Dados pessoais.
Seus Direitos | Explicação |
---|---|
Confirmação e Acesso | Você pode solicitar à AMACA a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus dados pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você. |
Correção | Você pode solicitar a correção dos seus dados pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. |
Anonimização, bloqueio ou eliminação | Você pode solicitar: a anonimização dos seus dados pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser considerados como tal, o bloqueio dos seus dados pessoais, suspendendo temporariamente a possibilidade de os tratarmos para certas finalidades e a eliminação dos seus dados pessoais, caso em que devemos apagar todos sem possibilidade de reversão. |
Portabilidade | Você pode solicitar que a AMACA forneça os seus dados pessoais em formato estruturado e interoperável visando à sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa. |
Informação sobre o compartilhamento | Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas com as quais a AMACA realiza uso compartilhado dos seus dados pessoais. Manteremos nessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de dados. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do caso, podemos limitar as informações fornecidas a você caso a sua divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios da AMACA. |
Informação sobre a possibilidade de não consentir | Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado pela AMACA. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados. |
Revogação do consentimento | Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer. |
Oposição | A lei autoriza o tratamento de dados pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus dados pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto como, por exemplo, quando for necessário para garantir a segurança em nossos serviços. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção. |
A AMACA estabeleceu diversas medidas técnicas e organizacionais apropriadas com o objetivo de mitigar as possibilidades de acesso não autorizado, contra o tratamento ilegal de dados pessoais e contra perda ou destruição acidental de dados pessoais.
Para garantir a segurança e integridade de todos os dados, a AMACA trata a segurança dos seus dados pessoais com o máximo de cuidado, utilizando padrões e melhores práticas adotadas no mercado.
Dentre as medidas aplicadas internamente pela organização para garantir sua segurança, podemos destacar:
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus dados pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da AMACA e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação com a AMACA, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas.
A utilização do nosso site e dos conteúdos nele expostos sujeita você, usuário, à observância e às condições aqui apresentadas. Ao acessá-los, você aceita e concorda integralmente com as disposições estabelecidas.
Em caso de discordância com qualquer condição ou disposição prevista neste termo de uso, a AMACA solicita que você não os acesse ou os utilize.
São obrigações do usuário, enquanto utilizador de nosso site:
Já em relação à AMACA:
Por fim, o foro escolhido para a resolução de conflitos oriundos da violação das condições e termos de uso do website será o de Florianópolis - SC.
A empresa GEP Soluções em Compliance atuará como Encarregado pelo Tratamento de Dados realizado pela AMACA, tendo como responsável legal Mauricio José Rotta.
Para qualquer contato ou solicitação, favor entrar em contato pelo e-mail dpo@amaca.org.br ou pelo Formulário para contato clicando aqui!
A GEP Soluções em Compliance fica localizada na Rua Ferreira Lima, 238, 2º Andar, Centro, Florianópolis/SC - CEP: 88015-420.
Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.
Data da última atualização: 01 de agosto de 2024.
Versão | Data de publicação | Responsável |
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1.0 | 01/08/2022 | GEP Soluções em Compliance |
2.0 | 23/08/2022 | GEP Soluções em Compliance |